O sorteio das eliminatórias africanas para o Torneio de Futebol Feminino a contar para os Jogos Olímpicos Paris 2024 foi realizado na terça-feira, 30 de maio de 2023, no Cairo, Egito. Os participantes já conhecem seus adversários na primeira rodada.

Para estas eliminatórias africanas, 25 países confirmaram a sua participação. Estes são Benin, Botsuana, Burkina Faso, Camarões, Chade, Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Etiópia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Ruanda, Serra Leoa, África do Sul , Tanzânia, Tunísia, Uganda e Zâmbia.

As eliminatórias serão disputadas no formato casa/fora com um total de quatro rodadas de qualificação, após as quais apenas duas nações representarão o continente africano nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A primeira fase é composta por 18 equipas, enquanto as sete (7) equipas melhor classificadas da última Taça das Nações Africanas Feminina estarão isentas. Trata-se da África do Sul, Marrocos, Zâmbia, Nigéria, Camarões, Tunísia e Botswana.

De acordo com o programa revelado pela CAF, as partidas da primeira fase acontecerão de 10 a 18 de julho de 2023. A segunda fase acontecerá de 23 a 31 de outubro de 2023, enquanto a terceira fase está prevista para 19 a 28 de fevereiro de 2024. A quarta e última rodada será disputada de 1º a 9 de abril de 2024.

Programação da primeira rodada

Guiné-Bissau x Benin

Guiné x Gana

Burkina Faso x Mali

Costa do Marfim x Serra Leoa

Namíbia x Guiné Equatorial

Uganda x Ruanda

Etiópia x Chade

Congo x Tanzânia

Moçambique x RD Congo

Como lembrete, o torneio de futebol nas Olimpíadas de Paris 2024 acontecerá de 24 de julho a 10 de agosto de 2024.

By admin